BLOG

Fique sempre ligado em nossas dicas.

Veja algumas dicas de como criar uma brinquedoteca dentro de casa

Sabe aquele quartinho cheios de bagunças que você sempre pensou em organizar, mas nunca concluiu o projeto? Que tal transformar esse espaço em uma brinquedoteca para as crianças se divertirem dentro de casa durante essa quarentena?

Para te ajudar a redecorar o espaço, nós da Riscare Arquitetura separamos algumas dicas de como você pode criar um ambiente lúdico e confortável para os pequenos brincarem e gastarem toda a energia acumulada. Mas antes das dicas, vale uma resposta importante: afinal, porque criar uma brinquedoteca?

 

Apesar do quarto das crianças ficar lindo cheio de brinquedos, o ideal é que esse seja um ambiente com atmosfera mais tranquila e relaxante, incentivando o descanso e não a bagunça. Essa mudança simples de perspectiva facilita a vida de mamães e papais na hora de colocar as crianças na cama, já que o espaço de dormir não fica associado as brincadeiras diárias. Assim, se você tem um espaço sobrando em casa, planejar um espaço exclusivo para os brinquedos pode ser uma ajuda e tanto no desenvolvimento dos pequenos.

Planejamento
Se a ideia é transformar o quartinho da bagunça em uma brinquedoteca, não vale só jogar todos os brinquedos das crianças no espaço. Afinal, estamos em busca da criação de um espaço de diversão e desenvolvimento, e não de um depósito de brinquedos. Então, antes de só arrastar todos os jogos, bonecas e bolas para dentro do espaço, pense em um projeto de brinquedoteca e que tipo de espaço seria mais indicado para as suas crianças - elas gostam mais de ler e pintar? Ou preferem mais atividades físicas como pular amarelinha?

Organização
A brinquedoteca é para diversão, mas não dá para deixar tudo só jogado no chão. Pense em modelos de organizadores tanto de parede quanto de chão mais baixos e práticos de manusear. Assim, os brinquedos ficarão mais visíveis e de fácil acesso para as crianças. Além disso, com prateleiras e baús na altura das crianças, você pode incentivar que elas organizem o espaço no final do dia, tirando essa tarefa da sua lista.

Vale pensar em cestos de tecidos para peças menores, caixas organizadoras para jogos, baús coloridos para brinquedos maiores, e se o espaço permitir, armários e estantes para armazenamento de cadernos de colorir, lápis, giz, livros e até de itens para decoração do ambiente.

Piso acolhedor
Opte por um piso no estilo quente, como madeira ou carpete, em que as crianças possam ficar descalças e mais confortáveis no espaço. Caso o espaço já tenha um piso frio, invista em um tapete leve que seja prático de lavar e torne o espaço mais aconchegante.

Mobiliário
Além dos móveis para organização, também é interessante ter mobiliários para descanso e conforto das crianças. Se os seus filhos gostam de pintar, por exemplo, invista em uma pequena mesa e cadeiras para que ele tenha onde criar desenhos de maneira confortável. Também é interessante a inclusão de puffs ou de um futon para aquele momento de leitura ou de descanso.

 

Circulação
Não esqueça de deixar uma parte do espaço livre para circulação e para brincadeiras no chão. Crianças precisam de espaço para se movimentar. Se o ambiente escolhido para criação da sua brinquedoteca é pequeno, opte por um mobiliário menor e que se encaixe nas extremidades do ambiente, deixando o ambiente livre para a diversão.

Crédito: Assessoria Riscare Arquitetura