BLOG

Fique sempre ligado em nossas dicas.

Método Montessori e Arquitetura: revolucione o desenvolvimento das crianças com a decoração do quarto

No início do século XX, a pedagoga Maria Montessori desenvolveu um novo método científico com objetivo de promover uma educação que contribuísse positivamente no desenvolvimento das crianças, estimulando a autonomia, a autoestima e a autoconfiança sem desrespeitar a individualidade de cada uma delas.

 

Ao longo dos anos, o método Montessori começou a ser aplicado em outras áreas do conhecimento, inclusive na arquitetura. E neste post, nós separamos os pontos-chave para você construir um quarto que estimule o desenvolvimento dos pequenos. Vamos lá!

 

Simplicidade e minimalismo

O consumismo de hoje te diz o contrário, mas as crianças não precisam de muitas coisas. Assim, dentro do método Montessori, o projeto do quarto das crianças deve pensar no minimalismo, sem abarrotar o espaço de brinquedos e móveis. que podem gerar confusão na criança. O ideal, é selecionar poucas opções de brinquedos e móveis, e apostar nas cores claras e na luz natural para a decoração.

 

Acessibilidade

Tudo deve ser projetado para que a criança seja capaz de se movimentar e interagir através do espaço sem a intervenção de um adulto. Mas vale lembrar: A presença de um adulto cuidando da criança não é dispensável, mas ela precisa ter autonomia para conseguir subir e descer da cama ou pegar os brinquedos em uma cômoda. Por isso, os móveis Montessori costumam ser no nível das crianças, gerando mais independência.

 

Silêncio

Lembre-se que um bom ambiente preparado deve favorecer a autonomia física e a autonomia emocional, além de estimular a concentração. Por isso, opte por deixar o quarto das crianças em uma área mais silenciosa da casa, evitando aparelhos eletrônicos, como televisão, no espaço. O que cria uma atmosfera mais tranquila tanto para elas descansarem quanto para outras atividades como na leitura de um livro.