BLOG

Fique sempre ligado em nossas dicas.

Como tornar sua casa mais sustentável

O estilo de vida sustentável é mais do que uma escolha nos dias atuais, mas uma necessidade essencial para garantir a existência de um futuro para as próximas gerações. E ao contrário do que se imagina, ter uma casa sustentável não é uma empreitada complicada e que exija grandes investimentos.

 

Apesar de a adaptação de um imóvel para um modelo totalmente sustentável envolver alguns custos, com ideias simples, que dispensam reformas, é possível criar um ambiente mais sustentável, preservando recursos naturais e melhorando a saúde da sua família.

 

Iluminação

Pintar as paredes da residência com cores claras é uma maneira simples de diminuir o uso de energia elétrica, já que a paleta em tons mais claros ajuda a ampliar as condições de luminosidade.

 

Outro investimento importante é a substituição de todas as lâmpadas halógenas ou fluorescentes por equipamentos LED. Apesar de serem mais caras, elas também consomem até 85% menos energia e podem chegar a durar até 30 vezes mais. Também fique atento na hora de comprar eletrodomésticos. O mercado já oferece diversas linhas que consomem menos energia, que apesar de terem um custo um pouco maior, podem apresentar um consumo 70% menor do que os convencionais.

 

Água

O arejador é uma peça simples, barata e muito eficaz para economia de água dentro de casa. Possível de ser instalado tanto em torneiras quanto nos chuveiros, o arejador reduz a vazão d’água misturando ar à ela, diminuindo assim o fluxo, mas mantendo a sensação de volume.

 

O mercado já oferece, inclusive, torneiras e chuveiros com o arejador próprio, mas você pode encontrar a peça solta facilmente a venda. A redução no consumo de água com a instalação da peça pode chegar até 70%.

 

Lixo e reciclagem

Apesar de ser impossível parar de gerar lixo, tentar reduzir ao máximo sua produção é essencial para uma vida sustentável. E a inclusão de lixeiras de reciclagem em casa não é tarefa difícil. Muitos condomínios já disponibilizam para os seus moradores lixeiras específicas para isso.

 

E um lembrete importante: não descarte produtos como óleo na pia. Ele pode entupir a tubulação, além de contaminar águas de mananciais. Existem vários postos de coleta desses produtos, incluindo algumas redes de supermercados. O mesmo vale para pilhas e baterias, que podem contaminar o ambiente por décadas e, portanto, devem ter destinação específica.

 

Espaço verde

As plantas são mais do que acessórios decorativos, elas ajudam na qualidade do ar e na umidificação do ambiente. Assim, seja na forma de horta, jardim vertical ou de simples vasos, inclua na decoração da sua casa um espaço verde, que irá tornar o ambiente mais agradável e saudável!