BLOG

Fique sempre ligado em nossas dicas.

Como esconder os fios dos equipamentos na decoração?

Se na ilustração do projeto dos sonhos tudo parece lindo e organizado, na vida real, a fiação dos equipamentos eletrônicos - como televisão, computador e videogame - pode tornar a sala em espaço poluído e com pouco glamour. E reduzir a quantidade ou esconder os fios não é uma boa ideia apenas no aspecto da decoração, outra vantagem é na hora da limpeza já que os fios costumam acumular muita poeira e dá um trabalho extra na faxina.

Para ajudar você a resolver esse problema, nós separamos algumas soluções simples e úteis!

 

Equipamentos sem fio

Sem dúvida, a melhor forma de não ter fios espalhados pela casa é investindo em aparelhos sem fio. No mercado já é possível encontrar disponível caixas de som, teclados, mouses e até algumas televisões com esse tipo de tecnologia. Entretanto, esses equipamentos costumam ter um custo mais alto. Assim, é preciso avaliar no orçamento se a escolha vale a pena.

Painel de TV

Ao colocar a TV na parede, é garantido que fios precisarão passar na parte de trás do aparelho, até a tomada. E na maior parte das vezes existem também os fios que ligam a TV aos equipamentos que estiverem conectados a ela, como um home theater, por exemplo. Então, ao escolher o painel para colocação do aparelho é interessante optar por modelos que permitam a passagem dos fios por dentro, escondendo a fiação. Na imagem abaixo, o projeto desenvolvido pela Riscare Arquitetura optou por um painel de espelho que permitia passar a fiação por dentro, dando a impressão de uma televisão sem fio.

Móveis

Alguns móveis têm canaletas disfarçadas e que permitem a passagem dos fios discretamente. Nessas canaletas os diversos fios ficam escondidos, precisando apenas de uma tomada próxima para ficarem realmente discretos. No modelo escolhido pela Riscare, o rack possui canaletas abaixo do tampo principal, permitindo esconder toda a fiação dos equipamentos.

Composições aparente

Outra opção para deixar os fios menos problemáticos na decoração é assumir sua presença de um jeito mais criativo. No estilo industrial, eles ficam aparentes na parede dentro de canaletas ou canos, criando um visual descolado para escritórios e empresas, principalmente.