BLOG

Fique sempre ligado em nossas dicas.

A importância do conforto térmico em projeto arquitetônico

Quem mora em São Paulo sabe: é possível viver as quatro estações do ano em um único dia. E se as previsões climáticas não ajudam, um projeto arquitetônico que pense no conforto térmico é vital para você se sentir bem dentro de casa. Afinal, é bem mais difícil dormir, trabalhar e até limpar a casa se o ambiente estiver extremamente quente ou extremamente frio.

 

Por isso, neste post, vamos mostrar como o design de interiores pode te ajudar a ter uma boa climatização em todos os ambientes da sua residência. Vamos lá?

 

Preferências

Cada pessoa tem uma preferência: alguns amam o frio, outros o calor. Então, antes de qualquer decisão, você precisa definir junto com a sua família qual as suas preferências. Assim, você vai conseguir definir com mais tranquilidade e segurança se o ideal é ter piso frio ou de madeira, por exemplo. Claro que o clima local também vai influenciar nesse tipo de decisão, mas determinar se os moradores são mais friorentos ou não é um primeiro passo importante para evitar arrependimentos e desconfortos.

 

Materiais

Depois de definir as suas preferências térmicas, a escolha de quais materiais vão compor a sua casa é um segundo passo importante. Como dito anteriormente, pisos de madeiras retém mais calor e são mais indicados para locais frios ou para pessoas que prefiram ambientes mais quentes.

 

E não é apenas o piso. Outros materiais interferem no conforto térmico dentro de um ambiente como, por exemplo, isolamento acústico, paredes de drywall, telhas cerâmicas, metálicas ou verdes, etc.