BLOG

Fique sempre ligado em nossas dicas.

5 dicas para adaptar o ambiente de casa para o home office

O avanço da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) fez o home office se tornar uma boa alternativa para manter as atividades de empresas e organizações durante o período de isolamento social.

Mas diante da urgência das mudanças, o trabalhador mal teve tempo de criar um espaço adequado para realizar suas atividades de dentro de casa. E se trabalhar do sofá ou deitado na cama parecia um sonho no começo da quarentena, a medida que o tempo de isolamento foi se estendendo, às dificuldades de não ter um ambiente reservado e adaptado para o trabalho, se tornaram mais um motivo de estresse e desconforto.

Muito além do ‘jeitinho brasileiro’, o home office exige um cuidado especial com o ambiente e com a infraestrutura do espaço. E para te ajudar nessa adaptação, separamos cinco dicas essenciais para tornar o teletrabalho muito mais confortável e eficiente: 

1. Espaço

Escolher um espaço exclusivo na casa para o desenvolvimento do home office é essencial para manter a rotina e a concentração nas tarefas diárias. Focando em um único ambiente, você consegue manter todos os seus materiais de trabalhos armazenados em único espaço, facilitando o acesso a eles e evitando a necessidade de reorganizar tudo diariamente.

2. Mesa

Uma mesa na altura adequada é fundamental para um home office eficiente. Para uma leitura agradável, e que não gere desconfortos para o corpo e para a vista, a tela do computador precisa estar na altura dos olhos. Mas se você não tem o móvel ideal em casa, e a compra de uma mesa nova fica fora do orçamento atual, adaptar a altura da tela utilizando alguns livros, pode ser um improviso barato e com bastante eficiência.

3. Cadeira

A cadeira de trabalho precisa manter sua coluna ereta e ser confortável. Do contrário, você pode terminar o expediente todo dolorido. Apesar de nem sempre barata, o custo de uma cadeira de escritório é um investimento que vale a pena. Assim, na hora de adquirir uma cadeira, pense na ergonomia e nos benefícios para o seu corpo. Neste caso, decisões tomadas apenas com base em padrões estéticos podem se tornarem grandes arrependimentos.

4.Iluminação

A luz natural é cientificamente comprovada como uma aliada da produtividade. Escolher um cômodo bem iluminado, de preferência, próximo de janelas, já é um passo importante na adaptação do home office.

Mas, como nem sempre essa iluminação natural é possível, luminárias e lustres também podem ser boas soluções nessa adaptação. Ambientes com cores mais claras, que refletem melhor a luz, também são excelentes nesse sentido.

5. Decoração 

Assim como no escritório, a decoração do ambiente no home office também é importante. Inserir vasos de plantas, porta-retratos e murais de recados tornam o ambiente mais aconchegante, diferenciado e com um toque totalmente personalizado. Já os porta-trecos, além de ajudarem na organização, também são bem úteis nessa montagem estética do ambiente. 

E para aqueles que precisam de bastante espaço para arquivamento de materiais, móveis planejados com chave e prateleiras podem ser ideais para manter documentos armazenados e longe do alcance das crianças.

Crédito: Comunicação Riscare Arquitetura