BLOG

Fique sempre ligado em nossas dicas.

5 dicas de decoração para criar um espaço zen na sua casa

Para combater o estresse e controlar o estado emocional durante esse período de pandemia, muitos brasileiros começaram a prática de yoga e meditação em casa. Segundo dados do Google Trends, a busca na internet por esses exercícios tem aumentado no Brasil desde março com as plataformas digitais ganhando mais e mais públicos. Para te ajudar nesse momento de relaxamento diário, separamos cinco dicas para ajudar você a construir um espaço zen dentro de casa:

 

1. Escolha do ambiente

Nem sempre a gente tem um espaço sobrando em casa. Mas se a sua ideia é praticar yoga, por exemplo, ter uma área livre de objetos para abrir o seu mat e realizar as posturas de maneira confortável e segura é essencial. Esse espaço pode ser separado dentro do quarto ou mesmo em alguma área livre da sala nem que seja preciso arrastar algum móvel de vez em quando. O importante é ter uma área livre e que permita a realização do exercício.

2. Cores

Se você pretende transformar totalmente um ambiente para tornar ele no seu cantinho zen, a escolha da paleta de cores é um ponto de grande atenção. Como já falamos aqui no blog anteriormente, cada cor vibra uma energia específica, provocando impulsos e sensações diferentes. Assim, o branco e os tons claros de azul e verde, que estimulam a tranquilidade e o relaxamento, podem ser a melhor opção para repaginar essa sua área voltada para o momento de descanso.

 

3. Iluminação

A iluminação é outro ponto que influencia no conforto e relaxamento do corpo e da mente. Assim, se o seu objetivo é ter um espaço zen para meditar, aposte em luminárias em que as luzes não sejam muito fortes e tragam desconforto para os olhos. Uma solução interessante é apostar em spots de luz no teto, fitas de led em prateleiras ou até abajures que proporcionem uma iluminação de meia-luz.

4. Vegetação

Como muita gente sabe, as plantas são capazes de transformar a energia de uma casa, melhorar a qualidade do ar, reduzir o estresse e até ajudar a diminuir o ritmo dos seus habitantes. Assim, investir em um jardim vertical ou em alguns vasos de plantas para um espaço zen é uma excelente opção. Espécies aromáticas como lavanda e alecrim, por exemplo, te ajudam na concentração e geram uma sensação de tranquilidade. Aposte nelas!

5. Conforto

Sem conforto não existe relaxamento e tranquilidade. Então, se você é daqueles que gosta de sentar no chão para relaxar, aposte em um bom tapete, pufes e um combo de almofadas espalhadas pelo cômodo. Mas se o seu negócio é ter um encosto confortável para a coluna, uma poltrona suspensa ou até um futon podem ser a escolha ideal para o seu espaço zen.